-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- ESTALEIRO-MUSEU DO MONTE BRANCO RECEBE EXPOSIÇÃO DOS FORMANDOS DO CURSO DE CARPINTARIA NAVAL
ESTALEIRO-MUSEU DO MONTE BRANCO RECEBE EXPOSIÇÃO DOS FORMANDOS DO CURSO DE CARPINTARIA NAVAL
área de conteúdos (não partilhada)
O Estaleiro-Museu do Monte Branco recebe de 5 de julho a 9 de setembro, uma exposição dos trabalhos dos formandos do Curso de Carpintaria Naval.\
O Estaleiro-Museu do Monte Branco recebe de 5 de julho a 9 de setembro, uma exposição dos trabalhos dos formandos do Curso de Carpintaria Naval.
A inauguração da exposição é no dia 5 de julho, pelas 10h30.
Este curso de construção naval foi organizado pela For-Mar, com o Apoio do Município da Murtosa, e ocorreu entre outubro de 2024 a abril de 2025, no Estaleiro-Museu do Monte Branco.
Com um total de 400 horas de formação, participaram neste curso 13 formandos de diversas faixas etárias, diversas formações e com diversos objetivos e motivações para a temática da construção naval tradicional.
O principal objetivo deste curso foi sensibilizar os interessados nesta arte, para a continuidade dos estaleiros e dos saberes inerentes à construção de embarcações tradicionais da Ria de Aveiro, que no caso deste curso foi o Barco Moliceiro, a embarcação objeto de estudo, e que dessa forma se construiu ao longo destes meses de formação.
Todo o processo construtivo teve a participação dos formandos, que se iam familiarizando com os termos e as técnicas executadas pelo José Pedro Miranda e o mestre José Rito, tomando consciência da complexa tarefa de construir este barco, uma notável síntese entre forma e função.
No âmbito do processo organizativo desta exposição foram abordados o elemento/génese do Barco Moliceiro, o moliço, lembrando que foi este conjunto de algas que deu origem a tão emblemático e simbólico objeto, cujo autor se encontra na criatividade coletiva das culturas da Ria de Aveiro.