-
Início
-
Municípios
- Palestra: “Juntos, o luto fica mais leve”
Palestra: “Juntos, o luto fica mais leve”
área de conteúdos (não partilhada)A Biblioteca Municipal João Grave recebe, no dia 4 de fevereiro de 2026, a palestra “Juntos, o luto fica mais leve” com Mariana Abranches, Presidente da Associação Compassio, e que pretende dar voz à perda e pôr-nos a conversar sobre a morte e as ausências definitivas.
Convidamos, ainda, todos os interessados a visitar a exposição “Em Luto Contigo” que está patente, também, na Biblioteca, até dia 4 de fevereiro.
Entrada livre.
"É difícil lidar com o luto. Com o próprio e com o dos outros.
O tema da morte e da perda de elevado valor emocional tem estado social e culturalmente longe das nossas conversas, como um “tabu”, contribuindo para que, de uma maneira geral, todos experimentemos embaraço e até receio em apoiar pessoas em luto. Não sabemos o que fazer e dizer ou, em alternativa, lançamos uma qualquer frase feita que, apesar de bem-intencionada, acentua o sofrimento ao invés de confortar. Esta insegurança e ‘iliteracia’ emocional pode levar mesmo a que nos afastemos da pessoa em luto, deixando-a ainda mais fragilizada.
O movimento #EMLUTOCONTIGO, promovido pela Associação Compassio, pretende mudar esta realidade. Quer dar voz à perda e pôr-nos a conversar sobre a morte e as ausências definitivas, mostrando-nos que é possível em luto de forma mais compassiva e acolher as pessoas não há lutos “proibidos”.
O luto precisa de amigos, de familiares, amigos e colegas que não tenham receio de pousar no ombro da pessoa enlutada e perguntar como podem ajudar. De forma empática, sem preconceito. Ouvir, antes de falar. Abraçar, em vez de aconselhar. Acolher, em vez de relativizar."