-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Presidente da CMA participou nas Comemorações do 57.º Aniversário da Freguesia de São Bernardo
Presidente da CMA participou nas Comemorações do 57.º Aniversário da Freguesia de São Bernardo
área de conteúdos (não partilhada)O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro participou, no passado sábado, nas comemorações do 57.º Aniversário da Freguesia de São Bernardo, que incluíram a Sessão Solene, a inauguração de uma obra municipal e visitas a projetos estruturantes.
Na sua intervenção, Luís Souto Miranda destacou São Bernardo como uma comunidade com forte identidade, associativismo ativo e visão de futuro, sublinhando o papel das freguesias no novo ciclo político do Município, assente na proximidade, coesão territorial e cooperação com as Juntas de Freguesia.
O Presidente da CMA deixou uma saudação especial aos cerca de 60 alunos distinguidos, do 4.º ao 9.º ano, reconhecendo o seu mérito académico, bem como o apoio fundamental das famílias e das escolas. Luís Souto Miranda destacou o esforço, a responsabilidade e o espírito de descoberta dos alunos, reconhecendo também o papel fundamental das famílias e das escolas no apoio diário ao seu percurso.
A Sessão Solene incluiu ainda a homenagem a duas figuras da freguesia: João Albino Pericão, pelo seu percurso de dedicação à comunidade, e David Simões Ratola, pela sua ligação à Assembleia de Freguesia e ao Centro Desportivo de São Bernardo.
No seu discurso, o Presidente reforçou que as freguesias são o elo mais próximo entre os cidadãos e o poder local, defendendo um novo ciclo político assente num pacto de confiança e compromisso. As Juntas de Freguesia assumem-se como parceiras estratégicas na definição e execução das políticas municipais, em áreas como a habitação (Programa Habitação+), os parques verdes e a biodiversidade, a mobilidade e os transportes públicos, a ação social e a saúde, a cultura de proximidade, o apoio ao associativismo e programas como o Aveiro em Movimento e o Aveiro Sénior.
No âmbito das comemorações, foi inaugurada a requalificação da Fonte do Rio Neto, um investimento municipal realizado no âmbito da delegação de competências. A intervenção utiliza energias renováveis para alimentar os fluxos de água, promovendo a sustentabilidade dos recursos. De referir ainda a visita ao Complexo Desportivo de São Bernardo, com representantes da Junta de Freguesia e do clube, para um ponto de situação sobre o projeto da futura Aldeia Desportiva, considerada estratégica para o reforço da prática desportiva e da oferta de lazer.
Foram igualmente destacados projetos estruturantes para a freguesia, como a nova centralidade com o Centro Cultural de São Bernardo, várias requalificações de edifícios e arruamentos, a Rotunda de São Bernardo / Cruz Alta, a requalificação da Escola EB 2, 3 (4,5 milhões de euros, com início previsto para 2026) e intervenções ambientais como o Corredor Ecológico da Ribeira de Vilar.