-
Início
-
Municípios
-
Albergaria-a-Velha
- Peregrinação a Fátima é tema da próxima sessão “A Inspirar Caminhos”
Peregrinação a Fátima é tema da próxima sessão “A Inspirar Caminhos”
área de conteúdos (não partilhada)O Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa vai dinamizar mais uma tertúlia “A Inspirar Caminhos” no dia 30 de outubro, pelas 18h30. Pedro Pimpão, Presidente da ACF - Associação Caminhos de Fátima, é o convidado deste mês com o tema “Vive o Caminho: a peregrinação da Fátima como encontro com a natureza e o património.”
A ACF - Associação Caminhos de Fátima foi criada a 12 de fevereiro de 2016. Nasceu da vontade de 14 Municípios (Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém), que pretendiam criar um percurso alternativo para os peregrinos, com melhores condições de segurança.
Para a concretização deste, foi realizado um estudo com vista à definição de um traçado alternativo ao IC2, que é o percurso de peregrinação Vila Nova de Gaia – Fátima, denominado “Caminho do Centenário” com 212 km. A juntar a este projeto, implementou-se a Rota Carmelita (Coimbra – Condeixa - Ansião – Alvaiázere – Penela - Ourém) com um trajeto de 111 km.
Além de dotar de melhores condições de segurança os caminhos que levam milhares de peregrinos, ano após ano, até ao Santuário de Fátima, a ACF tem também o propósito de elevar estes percursos na sua vertente cultural, patrimonial e turística para a valorização do enorme potencial dos territórios.
Desde a sua fundação, a ACF é presidida pelo Município de Pombal, representado desde 2021 por Pedro Pimpão. O autarca já percorreu inúmeras vezes os Caminhos de Fátima, desde muito novo, conferindo-lhe um significado de reflexão e de fé. Mas também é um peregrino de Santiago, tendo, em agosto de 2020, vivido uma das experiências mais transformadoras da sua vida. Percorreu “sozinho” cerca de 1000 km a pé, desde Saint-Jean-Pied-de-Port, nos Pirenéus franceses, até Finisterra, na costa atlântica da Galiza.
A participação nas tertúlias “A Inspirar Caminhos” é gratuita, mediante inscrição prévia para albergue@cm-albergaria.pt.