-
Início
-
Municípios
-
Albergaria-a-Velha
- Mulheres peregrinas em destaque no ciclo “A Inspirar Caminhos”
Mulheres peregrinas em destaque no ciclo “A Inspirar Caminhos”
área de conteúdos (não partilhada)O ciclo “A Inspirar Caminhos” de 2025 vai encerrar no dia 27 de novembro com uma tertúlia dedicada à peregrinação no feminino. Às 18h30, no Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa, Dalila Gomes, Manuela Fidalgo Serra e Maria José Patrício vão abordar o tema “Mulheres a Caminho”, com experiências pessoais e dicas práticas para vivenciar, da melhor forma, o percurso até Santiago de Compostela.
De acordo com as estáticas de 2025 da Oficina del Peregrino, a maioria dos peregrinos a chegar a Santiago de Compostela são do género feminino - 53,6% - o que demonstra que há cada vez mais mulheres a sentirem o apelo para percorrerem os Caminhos de Santiago. A primeira mulher conhecida a peregrinar até Santiago foi Jimena Garcés, que acompanhou o marido Alfonso III, rei das Astúrias, no século X. Em Portugal, a Rainha Isabel de Aragão, esposa de D. Dinis, fez o caminho duas vezes e a experiência foi tão marcante que financiou hospitais e centros de assistência ao logo da rota.
Na tertúlia em Albergaria-a-Velha, são três mulheres do século XXI a partilharem as suas experiências. Maria Manuela Fidalgo Serra, natural de Oliveira do Douro, tem um “carinho muito especial pelo Caminho de Santiago e por analogia por todos os que trilhamos na vida”. É membro do executivo da União Internacional de Peregrinos Jacobeus e voluntária em Guiné-Bissau pela Organização Não Governamental para o Desenvolvimento “Na Rota dos Povos”. Maria José Patrício nasceu no Porto e define-se como uma “mulher apaixonada pela vida, que realiza o seu caminho, recheando-o com Caminhos a Santiago”. Já Dalila Gomes valoriza a simplicidade e o contacto com a Natureza; percorrer os Caminhos de Santiago foi algo transformador que marcou profundamente a sua vida.
Nesta última tertúlia de 2025, será realizada uma tradicional Queimada Galega e todos os participantes são convidados a trazerem um quilo de arroz para oferecer à organização “Na Rota dos Povos”.