-
Início
-
Municípios
-
Aveiro
- Brazil Tech Days reforça Aveiro como porta europeia da inovação brasileira
Brazil Tech Days reforça Aveiro como porta europeia da inovação brasileira
área de conteúdos (não partilhada)A quarta edição do Brazil Tech Days consolidou, uma vez mais, Aveiro como palco privilegiado da cooperação tecnológica entre Portugal e Brasil, reforçando o papel do Município de Aveiro como cidade de conhecimento, talento e inovação. O evento destacou a evolução de uma parceria que teve um momento decisivo em 2022, com a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Câmara Municipal de Aveiro e o Porto Digital do Recife, dando origem à criação, em Aveiro, de um polo europeu inspirado no maior distrito tecnológico da América Latina.
Desde a abertura do Porto Digital Europa no Parque de Exposições, em 2023, e a sua instalação, em 2024, no Bairro da Beira-Mar, várias iniciativas e empresas têm vindo a reforçar o impacto desta cooperação na cidade. A chegada de 14 novas empresas brasileiras integradas no Programa de Internacionalização do Cais do Porto marca agora uma nova fase de maturidade, traduzida em investimento, emprego qualificado e confiança no ecossistema de inovação aveirense.
Luís Souto Miranda teve a oportunidade de reunir com o Pierre Lucena, presidente do Porto Digital do Recife, num encontro onde foi reconhecido o papel determinante de Aveiro no trabalho conjunto que tem transformado uma visão partilhada numa realidade próspera. Às empresas brasileiras que escolheram Aveiro, foi reafirmado o compromisso do Município em ser um parceiro ativo no seu sucesso.
A edição deste ano ficou ainda marcada por dois momentos de grande inspiração: os debates sobre a participação das mulheres na tecnologia, reforçando o compromisso de Aveiro com a diversidade e a inclusão; e a presença de 20 estudantes e professores de Pernambuco, participantes do programa “Inova CRIA: Ideias que Transformam”. Estes jovens, ao visitarem a Universidade de Aveiro, o Cais do Porto, a Fábrica Centro Ciência Viva e outros espaços da cidade, reforçaram ligações humanas e construíram redes de confiança essenciais ao futuro da inovação.