área de breadcrumb (partilhada)
Assinado contrato interadministrativo para proteção contra incêndios na Nossa Senhora dos Campos
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Foi celebrado com a ESTAMO, Participações Imobiliárias, S.A., entidade representante do Estado, um contrato interadministrativo de delegação de competências para a implementação e manutenção das faixas de gestão de combustível na antiga Colónia Agrícola da Gafanha, bem como nas áreas estratégicas de mosaicos de gestão de combustível (MPGC), até agora sem intervenção.
A intervenção, a decorrer entre 2025 e 2028, tem como objetivo reduzir os efeitos e a dimensão dos incêndios rurais, através da gestão de combustível em locais estratégicos, condicionando o comportamento e a propagação do fogo e mitigando os seus impactos no território.
Esta operação, já em curso no presente ano, permitirá o controlo da vegetação invasora, uma das principais ameaças à biodiversidade e aos serviços dos ecossistemas, com consequências ambientais e económicas negativas. Paralelamente, contribuirá para a prevenção e o controlo de pragas florestais.
As ações previstas reforçam a valorização da segurança e do usufruto do espaço florestal da Nossa Senhora dos Campos, enquanto área de recreio e lazer, com relevância paisagística e ambiental.