-
Início
-
Municípios
-
Ílhavo
- Igrejas matrizes voltam a receber Concertos no Natal
Igrejas matrizes voltam a receber Concertos no Natal
área de conteúdos (não partilhada)Durante a quadra natalícia, entre 9 e 18 de dezembro, o Município de Ílhavo volta a promover um ciclo de seis concertos de música erudita, nas seis igrejas matrizes do concelho.
O programa de música clássica e canto lírico inclui músicos de renome nacional e também artistas locais, alguns dos quais inscritos na plataforma Praia, desenvolvida pelo 23 Milhas, projeto cultural de Ílhavo. Estes concertos são uma inspiração para o período de Advento e são uma forma de valorização do património religioso do município. Todos os concertos realizam-se às 21h30, sempre de terça a quinta-feira, durante duas semanas, e são gratuitos.
O primeiro concerto, no dia 9 de dezembro, realiza-se na Igreja Matriz da Praia da Barra, com um duo de acordeão e clarinete. Duo Kontrast é constituído por Sérgio Gladkyy e Diogo Pardal, ambos premiados tanto a nível nacional, como internacional. Juntos interpretam peças de Astor Piazzolla e Clássicos de Natal, combinando um elevado virtuosismo técnico com uma profunda expressividade musical.
No dia seguinte, na Igreja Matriz da Gafanha da Encarnação há novo duo, desta feita SemperFlorens Duo, com a harpa e a voz de Eunice e Vitória. No concerto “Au soleil couchant” apresentam várias linguagens composicionais, inspiradas em países muito diferentes no panorama musical - dos EUA à Noruega, da Alemanha à Península Ibérica, interpretando obras dos grandes compositores clássicos.
A primeira semana dos Concertos no Natal fecha na Igreja Matriz da Gafanha do Carmo, no dia 11 de dezembro, com Pérola Irregular, uma dupla formada por David Sousa, músico local, e Inês Alves, dois flautistas com percursos internacionais e participação na Orquestra Filarmonia das Beiras. Neste concerto, levam o público por uma viagem desde a música Barroca até ao início do período Clássico.
Na segunda semana, a 16 de dezembro, é a vez dos Cecília Quartet, um quarteto de cordas formado por Maxence Mouriès (violino), Margarida Campos (violino), Alice Peixinho (viola d’arco) e Bernardo Ferreira (violoncelo). Neste concerto, na Igreja Matriz de São Salvador, interpretam obras desde Mozart a Shostakovich.
No dia 17 de dezembro, o órgão de tubos da Igreja Matriz da Costa Nova ganha vida, pelas mãos do pianista Ricardo Toste, acompanhado do barítono ilhavense, Ricardo Panela. Juntos, apresentam obras de Música Sacra do Romantismo Italiano, Francês e Alemão. Na segunda parte, interpretam alguns dos temas favoritos da época natalícia.
Etos Vocal Ensemble encerra o ciclo dos Concertos no Natal 2025, no dia 18 de dezembro, na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré. Etos é uma formação de 18 elementos, com quatro sopranos, cinco contraltos, quatro tenores e quatro baixos, acompanhados de um pianista. Neste concerto interpretam obras clássicas eruditas, de Morten Lauridsen a Gonçalo Lourenço.
Concertos no Natal 2025
9 dezembro, terça-feira
Duo Kontrast
Acordeão e Clarinete
Igreja Matriz da Sagrada Família da Praia da Barra
10 dezembro, quarta-feira
SemperFlorens Duo
Harpa e Canto
Igreja Matriz da Gafanha da Encarnação
11 dezembro, quinta-feira
Pérola Irregular
Flauta transversal
Igreja Matriz da Gafanha do Carmo
16 dezembro, terça-feira
Cecília Quartet
Quarteto de Cordas (violino, viola d’Arco e violoncelo)
Igreja Matriz de São Salvador de Ílhavo
17 dezembro, quarta-feira
Ricardo Panela e Ricardo Toste
Recital de canto e órgão de tubos
Igreja Matriz da Costa Nova
18 dezembro, quinta-feira
Etos Vocal Ensemble
Canto Coral e Orgão
Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré
Entrada gratuita