- Início
- Municípios
- Murtosa
- Secretário de Estado da Administração Interna elogia sistema de Proteção Civil de Águeda
Secretário de Estado da Administração Interna elogia sistema de Proteção Civil de Águeda
área de conteúdos (não partilhada)O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, visitou o Município de Águeda na passada sexta-feira, dia 28 de outubro, para ver in loco o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e Proteção Civil e convidou a Autarquia Aguedense para um projeto-piloto, com o objetivo de desenvolver regulamentação sobre as Associações de Proteção Civil.
O governante, acompanhado pelo Executivo Municipal, Comandante Distrital da Proteção Civil, Vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, visitou o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Águeda, onde ficou a conhecer o acervo museológico da associação e tomou conhecimento do projeto de remodelação do quartel, que contempla uma ampliação e a reformulação das camaratas, que já são limitadas para a capacidade atual dos Bombeiros de Águeda.
De seguida, o Secretário de Estado da Administração Interna dirigiu-se para Belazaima do Chão para conhecer a Unidade Local de Proteção Civil, onde se confrontou com a presença de operacionais de todas as Associações de Proteção Civil de Águeda, acompanhados das suas viaturas.
Vasco Oliveira, em representação da Unidade Local de Proteção Civil, referiu que a unidade é constituída por 45 voluntários e alertou Secretário de Estado “para a falta de enquadramento legal, que suporte o funcionamento destas Unidades Locais e que salvaguarde os direitos dos homens e mulheres que trabalham”. Aproveitou o momento, para informar o governante de que a Unidade Local que representa “já deveria ter um quartel, dado que já possui 10 viaturas e 45 operacionais, pelo que tem uma grande atividade”.
O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, elogiou agradeceu o facto de o Governante ter aceite o seu convite, para visitar a Proteção Civil de Águeda, num momento mais calmo, dado que a última vez foi durante o incêndio de agosto de 2016. Afirmou que “estas Associações de Proteção Civil não atuam só nos incêndios, mas sim em todas as intempéries e que estão de mãos dadas com os Bombeiros”. Sublinhou que “a realidade das Associações de Proteção Civil de Águeda é um exemplo que merece ser replicado por todo país, dado que são estes que chegam ao terreno em primeiro lugar e impedem que muitas das situações ganhem outras dimensões. No entanto para haver uma boa colaboração e crescimento tem de haver a devida regulamentação das Associações de Proteção Civil”.
Aproveitou o momento para agradecer publicamente o papel que aqueles homens e mulheres tiveram no incêndio de agosto, concluindo “que é impossível esquecer os momentos difíceis que vivemos”.
Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna, afirmou “ que é a primeira vez que vejo uma Unidade Local com a dimensão e equipada como a que esta. Aqui tenho que reconhecer o trabalho do Município de Águeda no apoio a estas unidades, nomeadamente ao nível do equipamento, e lanço o desafio para trabalharem com o Governo num projeto-piloto para o desenvolvimento da legislação que regula as Associações de Proteção Civil”.
Jorge Gomes sublinhou ainda o papel das Juntas de Freguesia e lembrou da importância de não se criar concorrência com os bombeiros mas sim valorizar, cada um com as suas competências e as suas valências.
Acrescentou ainda ”ontem, o Conselho de Ministros reuniu na Lousã onde temos um Centro de Estudos do Fogo, exatamente porque foi criada uma Comissão Interministerial para que está a trabalhar no setor da floresta e na prevenção dos incêndios”.