-
Início
-
Municípios
-
Oliveira do Bairro
- Oliveira do Bairro | Reabilitação do Posto Territorial da GNR
Oliveira do Bairro | Reabilitação do Posto Territorial da GNR
área de conteúdos (não partilhada)A reabilitação do Posto Territorial de Oliveira do Bairro da Guarda Nacional Republicana (GNR) deverá terminar em meados do próximo mês de agosto.
A informação foi revelada numa reunião de trabalho realizada em finais de fevereiro, que reuniu as várias entidades ligadas à empreitada, nomeadamente a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, representada pelo seu Presidente Duarte Novo, o Ministério da Administração Interna, representado pela Chefe de Divisão de Património e Planeamento de Instalações Arq. Filipa Cartaxo, a Guarda Nacional Republicana, representada pelo Major Jorge Costa e pelo Sargento Ajudante Rodrigues, e as empresas ligadas ao projeto, fiscalização e coordenação de segurança e execução.
A reunião serviu, entre o mais, para fazer o ponto de situação dos trabalhos e avançar com o planeamento dos trabalhos para a sua conclusão e respetiva inauguração/ início da utilização da infraestrutura por parte dos militares da GNR.
Recorde-se que os serviços do Posto Territorial de Oliveira do Bairro foram temporariamente transferidos para os edifícios da antiga escola primária da cidade.
O rigor com que os trabalhos estão a ser executados tem sido uma preocupação constante de todas as partes envolvidas, tendo sido anunciada uma vistoria, a realizar brevemente, pelos serviços do IGAI (Inspeção-Geral da Administração Interna).
A empreitada de reabilitação do edifício das instalações do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Oliveira do Bairro iniciou-se em abril de 2024, representando um investimento da autarquia local no valor de 1.187.500 euros, que será posteriormente reembolsado pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, na sequência de um Contrato Interadministrativo assinado com a tutela e com a Guarda Nacional Republicana.
As instalações do Posto Territorial de Oliveira do Bairro da GNR, inaugurado em 1990, há muito que evidenciavam insuficiências operacionais e de conforto, com graves problemas de degradação a nível das suas infra-estruturas, com humidade, infiltrações e deficiências nas canalizações, para além da evidente falta de condições de comodidade para os militares e civis.