-
Início
-
Municípios
-
Vagos
- GRIPE DAS AVES – INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO
GRIPE DAS AVES – INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Vagos e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária informam que existe um novo foco de gripe aviária em Portugal.
A gripe aviária é uma doença infeciosa viral que atinge aves selvagens, de capoeira e outras aves mantidas em cativeiro.
Considerando o aumento acentuado do número de focos de gripe aviária de alta patogenicidade em toda a União Europeia, indicativo de um nível de risco mais elevado no que se refere à disseminação desta doença, foi determinado o confinamento de todas as aves de capoeira e aves em cativeiro mantidas nas zonas de alto risco, com o objetivo de evitar contactos entre estas e aves selvagens, prevenindo assim a transmissão destes vírus.
As zonas consideradas de alto risco são as que se encontram discriminadas no anexo a este Edital, bem como no Aviso n.º 20 da GAAP.
A DGAV tem vindo a pedir a todos os detentores de aves que cumpram as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção, evitando os contactos entre aves domésticas e selvagens.
Qualquer suspeita de infeção pela gripe das aves deve ser reportada à DGAV.
A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.
Edital_35_GAAP_10112025_Confinamento_ZAR
(foto da DGAV)