-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Milha apresenta mais de uma dezena de propostas da música ao cinema com mais de uma centena de pessoas da comunidade
Milha apresenta mais de uma dezena de propostas da música ao cinema com mais de uma centena de pessoas da comunidade
área de conteúdos (não partilhada)A Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo regressa a Ílhavo, à Gafanha da Nazaré, e à Costa Nova, numa edição especial de dois fins-de-semana, de 24 a 26 de outubro e de 31 de outubro a 2 de novembro, com mais de uma dezena de propostas focadas na música, mas também nas áreas do cinema, das artes performativas e das artes plásticas, promovidas pelo Município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas.
O evento mantém a sua relação com a comunidade e apresenta quatro estreias absolutas de projetos feitos com mais de uma centena de pessoas que responderam à chamada do Coro da Madrugada e da Orquestra do Mar, mas também com as escolas de dança do município e músicos e bailarinos que apresentam uma nova criação da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo e ainda um novo espetáculo da companhia de teatro Quinto Palco, com o envolvimento de artistas da PRAIA.
No primeiro fim-de-semana, a Sala Estúdio Cinema acolhe duas noites (24 e 25) de cinema com a longa-metragem Revolução (sem) sangue, do ilhavense Rui Pedro Sousa, que culmina com uma conversa com o realizador moderada por Luís Nogueira, professor na licenciatura de Cinema na Universidade da Beira Interior. Na segunda noite, serão exibidas as curtas realizadas em Ílhavo: Em vez de palavras, o vento, de Tiago Damas, e ainda Visões Insulares, de João Garcia Neto, numa sessão que termina com uma conversa com os realizadores sob a moderação de David Calão, escritor e diretor do Jornal O Ilhavense. No dia 26 de outubro, o arquiteto Óscar da Graça inaugura a exposição Velox Pondera - pintura sobre jazz, que fez a partir das composições musicais do filho, o músico Óscar Marcelino da Graça que integram o álbum Velox Pondera, apresentado no mesmo dia, em concerto (17:00) na Casa da Cultura de Ílhavo.
Já no segundo fim-de-semana da Milha, e depois se ter apresentado pela primeira vez em 2023, com o cancioneiro de José Afonso, e novamente em 2024, com repertório do pós-revolução do 25 de Abril, o Coro da Madrugada apresenta agora Viagem à Terra dos Sonhos, em que vai interpretar canções de Jorge Palma, em ano de dupla efeméride para o cantautor, que em 2025 comemora não apenas 75 anos de vida, como também 50 anos do seu primeiro álbum. O projeto tem a direção musical e arranjos do pianista Pedro Almeida, a orientação da maestrina Aoife Hiney e a preparação vocal de Luís António Freitas. O Coro apresenta-se, num espetáculo único, às 21:30 do dia 31 de outubro, mas ainda antes, às 19:00, inaugura-se O Desenho Como Pensamento, na galeria da Casa da Cultura, exposição que permanece até ao dia 17 de janeiro. A noite termina com o concerto de Parte Fraca, banda que integra a PRAIA, plataforma de registo de artistas ilhavenses.
No dia 1 de novembro, a tarde é dedicada à apresentação dos Encontros PRAIA, que desafiaram músicos que não se conheciam a trabalhar em conjunto e que apresentaram os primeiros resultados dessa experiência coletiva no Festival Rádio Faneca. O Trio da Praia, composto por Isabel Savitri, Larissa Goretkin e Renata Silva (16:00), as Soul ID (17:00), que na Milha se apresentam sem os Latin 5, por motivos pessoais da banda colombiana, e Variável Oculta (18:00), trio composto por Gabriel Teixeira, Paulo Santos e Pedro Carlos, regressam agora para apresentar as suas criações conjuntas em novos espaços e com algumas surpresas. Ainda neste contexto, será apresentada a instalação visual e sonora de Emanuel R. Marques, artista plástico que foi desafiado a acompanhar o processo de criação e apresentação destes artistas antes e durante o festival Rádio Faneca e que apresenta agora o resultado desse trabalho de acompanhamento.
No mesmo dia, o Cais Criativo da Costa Nova acolhe a estreia de Por água abaixo, da companhia Quinto Palco, que reflete sobre a ligação do estado do mundo e da relação disso com o teatro. A criação tem a sonoplastia e a encenação de Daniela Amaral Cardoso e a dramaturgia de David Calão, artistas que integram a plataforma PRAIA.
A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo (CJDI) estreia a sua sexta criação, sob a direção de Tânia Carvalho: 15 a 20 vezes por minuto. A CJDI, que conta com a direção pedagógica do coreógrafo Luiz Antunes, trabalha em parceria com as escolas de dança do Município de Ílhavo, mas também abriu a convocatória a bailarinos externos. O espetáculo conta com 22 intérpretes, a conceção de figurinos e a composição musical é de Tânia Carvalho, com apoio à composição musical de José Pedro Bola e a execução de figurinos de Goretti Silva. Tem duas récitas marcadas para sábado, 1 de novembro, às 21:30, e domingo, dia 3, às 16:00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. A estreia, no sábado, termina com a apresentação do livro dos 5 anos da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo. O músico Joe Can’t Dance, artista PRAIA, encerra a programação do dia 2 de novembro, com um dj set no convés da Fábrica das Ideias.
Já no dia 3 de novembro, a Milha fecha com a estreia do espetáculo deste ano da Orquestra do Mar, que convidou a artista Filipe Sambado para interpretar os dois álbuns editados de António Variações: Dar & Receber (1983) e Anjo da Guarda (1984). Esta foi a edição mais participada de sempre da Orquestra, com resposta de cerca de cinco dezenas de pessoas à chamada para cantar e tocar Variações, mas também para celebrar a sua identidade queer num ano em que o 23 Milhas reflete sobre identidade. A Orquestra do Mar já interpretou Fausto Bordalo Dias, em 2023, com os Lavoisier, e Carlos do Carmo, em 2024, com Samuel Úria. O concerto é às 18:30, na Casa da Cultura de Ílhavo.
No primeiro fim-de-semana de Milha, nota ainda para a formação de Técnicas de Bandas Sonoras, orientada por André Martins Neto, que decorre no Museu Marítimo de Ílhavo, nos dias 25 e 26, entre as 14:00 e as 18:00, com lotação limitada e inscrição obrigatória para o email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt.
Os bilhetes para a Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo ficam disponíveis no dia 8 de outubro nas bilheteiras dos espaços 23 Milhas e na BOL.
